top of page

Dr. Saulo C. Recuero
UROLOGIA E CIRURGIA ROBÓTICA



Pelotas - RS
(53) 3342-5016
(53) 99204-4960
Vasectomia



A Vasectomia é uma forma cirúrgica e definitiva de controle de natalidade do homem. Ela reduz por completo o suprimento de espermatozóides ao sêmen masculino o que representa aproximadamente 30% do seu volume. Ela é um excelente método contraceptivo definitivo para o homem e para o casal que não deseja mais ter filhos, porém é importante saber que a vasectomia não protege contra a transmissão de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Antes de realizar a vasectomia é importante que o homem ou mesmo o casal tenham certeza desta decisão tão importante. Ela é indicada em homens com pelo menos 2 filhos e com idade acima de 25 anos e que não desejam outros filhos, claro que temos excessões para esta indicação. Normalmente após a primeira consulta é entregue um termo de consentimento ao paciente para explica sobre o procedimento, para que ele então reflita sobre esta decisão e após pelo menos dois meses ele retorna em consulta com a decisão definitiva.
A cirurgia:
-
A vasectomia leva em torno de 30 minutos para ser realizada.
-
Ela é quase 100% eficaz, e a eficácia do procedimento deve ser confirmada através de um espermograma após 3 meses do procedimento ou após 20 ejaculações.
-
A cirurgia é simples e realizada ambulatorialmente com anestesia local e com baixo risco de complicações.
-
A vasectomia além de ser mais barata que a esterilização feminina (ligadura tubária) é também menos agressiva.
-
São realizadas micro-incisões no escroto com ligadura do ducto deferente o que interrompe a passagem do espermatozoide definitivamente.
Após o procedimento quais complicações podem acontecer?
-
Sangramento ou coágulo (hematoma) dentro do escroto (evento raro).
-
Sangue no seu sêmen (é indolor e resolve-se sozinho).
-
Infecção do local da cirurgia com Dor ou desconforto leve com inchaço.
-
Após a cirurgia, use uma cueca mais justa que eleve o escroto, isto tende a aliviar o desconforto da cirurgia.
-
Faça compressas com gelo no escroto nas primeiras 24h para evitar hematoma.
-
Faça repouso por pelo menos 48h após o procedimento.
-
Evite atividade sexual na primeira semana, pode ocasionar dor.
-
Atentar se ocorrer febre acima de 38º com vermelhidão associado a dor no local, caso ocorra procure o seu médico
IMPORTANTE!
-
A vasectomia não altera o desempenho ou o desejo sexual!
-
A vasectomia não aumenta a chance de câncer de testículo ou de próstata
Reversão de vasectomia
Sim, após a vasectomia existe a possibilidade de reverter a vasectomia. É a chamada reversão da vasectomia. Ela reconecta cada tubo deferente novamente o que possibilita o transporte dos espermatozóides do testículo para o sêmen.
Após uma reversão bem-sucedida da vasectomia, os espermatozóides estão novamente presentes no sêmen e você pode engravidar sua parceira.
As taxas de gravidez após a reversão da vasectomia variam de cerca de 30% a 90% e isto inclui o tipo de procedimento realizado, o tempo desde uma vasectomia, a idade do parceiro, experiência e treinamento do cirurgião.
A cirurgia:
-
A reversão da vasectomia leva em torno de 2 até 3 horas para ser realizada.
-
É uma cirurgia bem mais complexa que a vasectomia e necessita de anestesia geral para sua realização além da utilização de um microscópio para o melhor resultado da técnico.
-
São realizadas micro-incisões no escroto exatamente sobre onde foi realizada a vasectomia anterior com identificação do ducto deferente para o seu reparo.


bottom of page