top of page
Dr. Saulo C. Recuero
UROLOGIA E CIRURGIA ROBÓTICA
Pelotas - RS
(53) 3342-5016
(53) 99204-4960
Câncer de Rim
O Câncer Renal é a terceira neoplasia maligna urológica mais frequente, atrás apenas do câncer de próstata e de bexiga. Acomete cerca de 300.000 pessoas ao ano em todo o mundo. No Brasil, não existem dados concretos de sua incidência, conforme a última publicação do Instituto Nacional do Câncer de 2018 (INCA) mas nos Estados Unidos da América (EUA), a American Cancer Society, prevê que em 2018 ocorrerão mais de 65 mil novos casos com uma prevalência maior em homens entre de 40 e 70 anos.
Nos últimos anos, com aumento das técnicas de diagnóstico por imagem e de sua utilização, houve um acréscimo na incidência dessa neoplasia e um diagnóstico mais precoce de tumores renais possibilitando tratamento mais precoce com maior taxa de cura.
Os fumantes são muito mais propensos a desenvolver câncer do que os não-fumantes. Dietas ricas em gordura, excesso de peso e hipertensão são fatores de risco. Pessoas que têm um histórico de câncer renal em suas famílias imediatas também apresentam em maior risco para desenvolver o câncer renal.
O principal tumor renal é o Carcinoma de Células Renais (CCR) onde o padrão histológico mais comum é o padrão de Carcinoma de Células Claras que representa 80-90% dos casos. Em pacientes com tumor restrito ao rim a cirurgia é o tratamento mais eficaz e com elevadas taxas livres de doença em 5 anos (95%).
O tratamento deve ser sempre em direção a cirurgia poupadora de nefrons ou a Nefrectomia Parcial, aquela onde se resseca apenas o tumor preservando o restante do rim, visando uma maior preservação da função renal e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Estudos mostram que a nefrectomia parcial não aumenta a recidiva tumoral quando comparado a nefrectomia radical e cada vez mais é realizada seja com a cirurgia aberta ou com a cirurgia minimamente invasiva (Laparoscópica ou Robótica).
Os guidelines da American Urological Association (AUA) para pequenos tumores renais, recomenda a nefrectomia parcial como padrão ouro para o tratamento de tumores com menos de 4 cm, mas casos de tumores maiores também podem se beneficiar da Nefrectomia Parcial.
O Dr. Saulo Recuero realiza a Nefrectomia Radical e Parcial pela forma minimamente invasiva.
Para mais informações agende uma consulta com Dr. Saulo Recuero.
bottom of page