top of page

Infertilidade masculina e Varicocele

A Infertilidade é definida como a incapacidade de um casal engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas e frequentes ao longo do ciclo menstrual.

Acomete aproximadamente 15-20% dos casais onde 30% das causas são femininas, outros 30% são masculinas e 40% são mistas. Esta investigação deve ser em conjunto com o ginecologista e deve ser imediata principalmente quando a mulher estiver próxima dos 35 anos.

O Diagnóstico da infertilidade masculina se dá através do exame físico e anamnese completa e principalmente pelo espermograma.

Como fatores Etiológicos temos as Anomalias congênitas e genéticas como Criptorquidia, as neoplasias do testícuo e também os traumas testiculares e torçoes. Causas infecciosas também podem ser a causa da infertilidade como infecções por Clamídia e Gonococo ou virais como o vírus da cachumba. O estilo de vida e os fatores ocupacionais também podem afetar a fertilidade como exposição a radiação e calor excessivo.

A Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina, acomete 15-25% da população geral e é responsável por até 40% das infertilidades primárias em adultos e até 80% das secundárias. Porém nem sempre ter a varicocele significa ser infértil. Estudos mostram que apenas 20% dos homens com varicocele apresentam infertilidade.

 

O Diagnóstico é feito através do exame físico e complementado com o auxilio do ultrassom. O lado esquerdo é acometido em até 80% dos casos devido a sua anatomia.

 

O principal tratamento nos casos com indicação, como infertilidade associada, hipogonadismo com queda de testosterona ou em casos selecionados por dor escrotal é a Varicocelectomia micro-cirúrgica.

 

Este procedimento é realizado pelo Dr. Saulo Recuero em caracter de Hospital-dia. Com alta precoce.  

 

Para mais informações agende uma consulta com Dr. Saulo Recuero. 

bottom of page