top of page

Fimose

A Fimose é definida como a incapacidade de retrair a pele do pênis conhecida como prepúcio para a exposição da glande, o que é diferente da Hipertrofia do prepúcio (o excesso de pele do pênis).

As crianças ao nascerem apresentam fisiologicamente a "Fimose" devido a aderências da glande junto ao prepúcio, o que é totalmente normal. Com o decorrer do crescimento, ocorre o "descolamento" das aderências com a exposição da glande em 90% das crianças com 3 anos.

O Diagnóstico é feito através da consulta médica com o Urologista, Cirurgião Pediátrico ou pediatra.

O tratamento pode ser clínico em alguns casos ou cirúrgico com o procedimento chamado de Postectomia, onde é retirado o excesso de pele e corrigida a fimose.

 

As taxas de complicação são raras e giram em torno de 0,2 - 0,5%

 

 

 

Criptorquidia é a ausência do testículo dentro da bolsa testicular e ocorre por uma falha na migração do mesmo de sua posição fetal intra abdominal até o escroto.

 

É a anomalia genital mais comum no sexo masculino e ocorre em até 3% dos bebês recém nascidos e chega em até 30% dos bebês pré-maturos.

O Diagnóstico é feito através do exame físico porém muitas vezes necessita de métodos auxiliares para a localização do testículo.

O principal objetivo do tratamento é a prevenção de malignização do testículo criptorquídico e melhora da fertilidade e a sua correção deve ser feita preferencialmente antes dos 2 anos de idade. 

 

Para mais informações agende uma consulta com Dr. Saulo Recuero. 

Criptorquidia

bottom of page