top of page

Câncer de Bexiga

O Câncer de bexiga é a segunda neoplasia maligna urológica mais frequente nos homens e a neoplasia maligna urológica mais frequente nas mulheres.

 

Ocorre 19 casos para cada 100mil homens na Europa e no no Brasil é de 9 para cada 100mil homens. Conforme a última publicação do Instituto Nacional do Câncer de 2018 (INCA) é previsto em 2018 aproximadamente 10 mil novos casos de câncer de bexiga com uma prevalência maior em homens acima dos 50 anos de idade.

O principal sinal é o sangramento na urina (hematúria), no entanto, nem sempre este sangramento é perceptível ao olho nu, necessitando de exames de urina específicos para o seu diagnóstico.

Fatores de Risco para o Câncer de Bexiga são:

  • Tabagismo - Fumar é a principal causa do Câncer de Bexiga presente em  50% dos casos.

  • Exposição a produtos químicos é a segunda causa. Se destacam a exposição a tintas, corantes, metais e derivados de petróleo.

  • Exposição a irradiação ionizante 

  • Infecções parasitárias

  • Irritação crônica da bexiga (usuário de sonda vesical crônico) 

O Diagnóstico é feito através da história do paciente juntamente com o exame físico somados a algum exame de imagem. 

75% dos pacientes com Câncer de Bexiga apresentam uma doença confinada à mucosa (estágio Ta, CIS) ou submucosa (estágio T1) os chamados tumores superficiais.

O Restante, os 25%, já tem no seu diagnóstico um tumor mais agressivo e que necessita de um tratamento também mais agressivo.

Saiba mais informações sobre os tratamentos para o Câncer de bexiga.

 

Agende uma consulta com Dr. Saulo Recuero. 

bottom of page