top of page

Prostatectomia Radical

"O Câncer de Próstata é o segundo câncer mais comum nos homens em todo o mundo"

 

A Organização Mundial de Saúde (World Health Organization) estima que 1.276.106 homens foram diagnosticados com Câncer de Próstata (CaP) no mundo em 2018.

Isto corresponde a cerca de 13,5% de todos os cânceres no sexo masculino. 

 

O Câncer de Próstata representando hoje a 5ª causa de morte entre os homens.

O tratamento do câncer de próstata irá depender de alguns fatores como idade do paciente, comorbidades como doenças cardíacas, neurológicas e principalmente pela classificação do tumor (MUITO BAIXO, BAIXO, INTERMEDIÁRIO ou ALTO RISCO)

 

Os pacientes com diagnóstico de tumores malignos da próstata de muito baixo ou baixo risco podem optar pelo tratamento denominado ACTIVE SURVILANCE ou Vigilância Ativa, onde o tumor é apenas acompanhado com o decorrer dos anos pois sua evolução tende a ser muito lenda e sem maiores riscos ao paciente ou efetivamente tratado como mostraremos a seguir.

Caso seja um tumor de risco intermediário ou de alto risco as sociedades Americana, Europeia e Brasileira preconizam o tratamento da neoplasia.

Os principais tratamentos são a Cirurgia de Prostatectomia Radical (aberta ou minimamente invasiva como a Laparoscópica ou Robótica) e para casos selecionados a Radioterapia entre outras opções como a Braquiterapia e o Hifu.

 

A cirurgia é realizada basicamente de duas formas

- forma tradicional ABERTA

- forma minimamente invasiva ou LAPAROSCÓPICA ou ROBÓTICA

 

A Prostatectomia Radical Aberta é hoje ainda muito realizada no Brasil e tem resultados semelhantes ao da cirurgia Laparoscópica ou Robótica. Como pontos negativos temos uma incisão maior, uma maior taxa de sangramento e uma recuperação mais demorada.

A Prostatectomia Radical Laparoscópica ou Robótica, tem resultados oncológicos comparáveis a cirurgia aberta, com estudos mostrando um retorno as atividades de forma mais rápida, uma menor taxa de sangramento e uma incisão cirúrgica pequena nos locais das pinças.

 

Agende sua consulta e saiba mais informações sobre o tratamento ideal para você.

INTERNAÇÃO

- Paciente interna normalmente no dia do procedimento

- Jejum de 8h para a cirurgia

- Deve parar com anticoagulantes como Aspirina (AAS), marevan, xarelto entre outros conforme orientação pré-operatória

- Tempo de internação em média de 48h

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

- Deambular precocemente já nas primeiras 12-18h do procedimento

- Uso de meias elásticas para reduzir o risco de trombose venosa

- Uso das medicações fornecidas na alta

- Recebe alta com uma sonda vesical que é retirada no consultório em 7-10 dias

Clique aqui para ver um video sobre 

Tratamento Cirúrgico do Câncer de Próstata

 

O tratamento cirúrgico realizado de forma minimamente invasiva possibilita uma melhor visualização e uma melhor preservação dos feixes vasculo-nervosos o que auxilia na melhor recuperação da continência urinária e também da ereção.

Abaixo temos dois nomogramas que auxiliam a predizer a chance de recidiva e a sobrevida dos pacientes com câncer de próstata.

 

Normograma do Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York

https://www.mskcc.org/nomograms/prostate

Normograma de Briganti

https://www.evidencio.com/models/show/1555

Este outro normograma auxilia a predizer a possibilidade de lesão extraprostática e assim individualizamos o tratamento de cada paciente, alcançando assim os melhores resultados oncológicos e funcionais.

http://prece.it

bottom of page